Antes de toda reunião, as primeiras palavras serão repetidas por todos os presentes que quiserem participar:
Assumo a responsabilidade pelos meus erros que não são inevitáveis e não culparei a ninguém por eles, e nem a mim mesmo. Deles serei o único responsável, e não haverá culpados.
As boas vindas:
Deverá haver um momento onde todos da igreja dão boas vindas aos novos visitantes, e deve-se ser dado oportunidade aos visitantes de agradecerem, se quiserem , individualmente as boas vindas. Só serão aceitos nas reuniões quem aceitar e for grato pelas boas vindas.
O Memento Mori:
Será cantada a música do Memento Mori, e logo após haverá um momento de silênccio para que todos o pratiquem mentalmente. Se alguém quiser pode recitar formas de morte durante, o sentimento deve ser de respeito pelos que morrem, valor da morte, valor da vida. Gratidão. Se alguém chorar, deverá ser consolado.
Yoga ecumênica do riso:
Deverá ser praticado segundo padrões ecumênicos e preferencialmente por um sacerdote do riso, voluntário e reconhecido como engraçado pela comunidade, para que o riso seja além de terapêutico, também espontâneo. As práticas não devem ser embasadas em benefícios seletivos (como necessidade de fé) e devem ser inclusivas aos ateus santos, mas não obrigatória aos mesmos , nem aos teístas santos.
Momento de louvação ao deus eleito, ou ''Deus" ou ao Nada:
Deverá ser cantada uma música ("Irônica" ou "Verdadeira") ao deus eleito. E uma oração da mesma forma. Ou haverá um momento de silêncio ao Nada.
Zoeira dos deuses não eleitos:
Deverá haver um momento para zoeira dos deuses não eleitos, sempre em tom de "censura livre" e em forma de piadas ou charges. Os teístas santos podem zoar os deuses uns dos outros, e os ateus santos podem zoar todos os deuses, menos o eleito da casa, é claro.
Palestra curta sobre direitos humanos e animais:
Deverá haver uma palestra curta sobre direitos humanos e animais. Em linguagem de fácil acesso e com utilização de tecnologias para audio visual. A Igreja incentiva o humanismo e o veganismo, mas não o impõe além dos limites da lei. As células e Igrejas são incentivadas a participar dos processos democráticos que visem a melhoria das leis, porém isso também não é um mandamento.
Refeição Coletiva Vegana (Comida Preferida):
Deverá em todas as reuniões haver um momento onde todos se alimentem juntos, nas Igrejas, com comida vegetariana, ou frutas, ou um suco ou cafezinho, para quem estiver de dieta.
Cada Igreja deverá ter uma cantina dispondo veganices e frutas para esse fim, antes do início da reunião, para que ninguém tenha que ir à cantina , ou sair na hora . Cafezinhos devem ser distribuídos por cortesia. (a Igreja tbm considera comida para o cérebro todas as substâncias que alteram a mente, sendo todas igualmente santas, ressalvando-se que a pessoa conheça a substãncia que usa e seus efeitos benéficos e danosos , como faz com a comida que come. O uso de substâncias é protegido em nossa religião, mas o abuso é tratado como doença mental, e nunca como crime ou defeito de caráter, já que ninguém machuca a si mesmo por maldade , senão por insanidade. Nossa religião é anti-proibicionista , de qualquer forma, e recomenda que as pessoas participem das reuniões, sob o efeito de seus alimentos mentais, como forma de socializar e retirar preconceitos que repousam sobre tais substâncias. Apenas não recomendamos o uso durante as liturgias , porque o cheiro e o aspecto de algumas é desagradável para os visitantes. Use antes curta durante. Não ofenda os olhos ou narizes das pessoas durante as liturgias. )
Ofertas Voluntárias:
Não é permitido apelo religiosos nos pedidos de ofertas. As ofertas tem como finalidade apenas a manutenção dos espaços físicos e virtuais das Igrejas e células, logo não devem conter promessas de riqueza e sim de boa consciência por estar investindo em um projeto humanista e necessário para a sociedade. Ninguém deve ser constrangido a doar nada.
As ofertas devem ser colocadas em envelopes distribuídos a todos e entregues em um gazebo, cheias ou vazias, ou deixadas no banco, caso vazias e os membros não queiram fingir que estão ajudando, segundo a sua própria vontade. Fingir que está ajudando aqui, não atrapalha, ao contrário, concede alguma privacidade aos que realmente contribuem. A contribuição pública é incentivada, mas a pessoa que por motivos religiosos quiser dar escondido, também poderá. (Deve-se avisar que algumas pessoas estarão colocando envelopes vazios e isso não é errado). Todos os donativos e gastos deverão ser contabilizados. A contabilidade deve ser aberta aos membros. Não é proibido ficar rico honestamente, mas a caridade deve crescer na mesma medida.
Metas e listas:
Deverá um haver um momento onde as pessoas pensam em metas para sua vida e propõe metas para a Igreja. Toda Igreja e Célula deverá ter uma lista com dez metas , que serão substituídas e comemoradas. Os teístas santos podem agradecer aos seus deuses pelos objetivos atingidos, os ateístas santos devem procurar não se gabar demais por terem conseguido sozinhos.
As metas pessoais não precisam se divulgadas. Mas podem
ser divulgadas e agradecidas, ou gabadas(com humildade) também. E devem ser festejadas por todos.
Momento de Despedida:
Deverá serem dadas despedidas felizes para rodos os presentes e oportunidades para que expressem suas impressões sobre o serviço, mesmo que não tenham gostado, devem ser educadamente despedidos, e com votos de volte sempre aos que expressarem desejo de voltar. Não será permitido constranger o visitante que não gostou. Mas recomenda-se que não o convide mais. Lembrem-se que é Mundofeliz pra quem quer. Nem todo mundo quer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário